Devido à versatilidade que o produto possui, os cuidados ao utilizar o soprador devem ser seguidos à risca. Quanto utilizados corretamente, eles são essenciais para a limpeza profissional e ocasional, poupando bastante tempo do responsável pela atividade.
Entre as principais questões que envolverão os devidos cuidados ao utilizar o soprador, destacam-se:
- 1- Quem irá utilizar;
- 2- Qual o tipo de ambiente;
- 3- O que está em volta deste ambiente;
- 4- Como o equipamento está configurado;
- 5- Qual o estado de conservação do produto;
- 6- Como o utilizador do soprador está vestido, entre outros.
Os níveis de importância de cada uma destas questões é igual e compõe o resultado final de um procedimento de sucesso. Por isso, ficar atento aos cuidados ao utilizar o soprador é uma exigência tanto para profissionais, quanto para utilizadores ocasionais.
Uso exclusivo de adultos
Primeiramente, supõe-se que, como utilizador do seu equipamento, você conheça bem o manual de instruções que o acompanha no momento de compra. Nele, todos os cuidados ao utilizar o soprador estarão presentes, além de descrições de configuração, funcionamento e afins.
Como adulto, você terá uma boa compreensão do manual do soprador. Porém, crianças não terão a mesma. Por isso, mantenha seu soprador afastado do contato com elas. Não as permita utilizar em nenhuma hipótese.
Além das questões de interpretação do manual, crianças podem também não ter a força e coordenação motora suficientes para o manuseio do soprador. Para que nenhum risco seja corrido, preocupe-se também com o local que o equipamento fica guardado, evitando o alcance deste grupo.
Observe primeiro o que está em volta
A potência é um dos maiores fatores que geram cuidados ao utilizar o soprador. É fundamental que você se certifique do que pode estar próximo da área em que está limpando. Afinal, lembre-se que o que estiver no solo será soprado.
Podem existir animais domésticos/silvestres ou até pessoas próximas que podem se machucar ou inspirar o material. Evite este tipo de problema ficando de olho nas proximidades e até colocando possíveis avisos, como placas convencionais.
O recomendável é que não existam pessoas e animais a uma distância de pelo menos de 15m.
Utilize no tipo de ambiente propício
As restrições de local são reduzidas, mas existem. É recomendável que seu soprador não seja utilizado, por exemplo, em:
- 1- Ambientes de pouca ventilação;
- 2- Locais extremamente fechados;
- 3- Telhados;
- 4- Árvores;
- 5- Escadas.
Os locais mencionados podem oferecer riscos por serem instáveis. Você, como utilizador, pode acabar respirando impurezas aglomeradas ou se desequilibrando em desníveis que estes possam ter.
Em contraposição, seu soprador pode ser a perfeita solução para as áreas externas de sua casa ou negócio, equipamentos de construção ou agrícolas, ruas e outros.
Cuidado com as alterações do produto
Aqui falamos de configurações e peças. Para acompanhar seus cuidados ao utilizar o soprador, a estrutura do equipamento deve estar regulada e inalterada. Leia com atenção o manual para conhecer melhor a regulagem que combina com sua necessidade e nunca remova peças.
São comercializados os mais variados tipos de sopradores, com formatos de funcionamento diferenciados. Entre os principais tipos e modos, destacam-se:
Soprador Elétrico
livres de emissões e silenciosos, com exigência de uma tomada não tão distância para agir sem interrupções;
Soprador a Combustão (gasolina)
Indicado para os ambientes ao ar livre, longe de rede elétrica;
Soprador a Bateria
Indicado para áreas mais sensíveis a ruídos, como espaços de lazer e convivência.
Por isso, é importante que você adquira o seu pensando em como será a adaptação ao tipo de ambiente.
A utilização correta terá influência direta na durabilidade do produto.
Proteja-se corretamente
Antes de iniciar os procedimentos de limpeza com seu soprador, lembre-se das vestimentas e equipamentos de proteção. Eles são preceitos básicos para seu resguardo físico e indispensáveis. Podem ser citados os itens:
- 1- Protetor auricular;
- 2- Óculos de proteção;
- 3- Luvas de trabalho;
- 4- Calças e mangas compridas;
- 5- Cabelos presos;
- 6- Sapatos anti-derrapantes;
- 7- Roupas confortáveis.
Através destes e da escolha bem feita de seu equipamentos, os resultados desejados são consequência.
Nós da Arvoreta comercializamos os mais variados tipos de sopradores e estamos disponíveis para te atender. Conheça já as opções e entre em contato conosco!