Ter um jardim em casa é sempre uma boa ideia para deixar a casa ainda mais alegre, moderna e harmonizada. Por outro lado, requer uma série de cuidados específicos e, nesse sentido, escolher as ferramentas e equipamentos corretos é imprescindível.
Alguns dos principais equipamentos para jardinagem, como cortador de grama e roçadeira, comumente geram dúvidas.
O que a maioria das pessoas não sabem é que pode-se utilizar os dois equipamentos em conjunto para a manutenção do jardim, pois tanto a funcionalidade do cortador de grama quanto a funcionalidade da roçadeira são elementares para os trabalhos. Sendo assim, as demandas com capim alto, trabalhos que necessitam de regularidade no corte, lugares de difícil acesso, entre outros, serão atendidas pelo conjunto destes.
Pensando nisso, elencamos algumas dicas para que você escolha a melhor opção para o seu jardim.
Cortador de grama
Um cortador de grama ou corta-relva é um equipamento desenvolvido para cortar ou aparar gramados. Pode ser manual ou motorizado.
Existem modelos desenvolvidos para pequenos trabalhos domésticos, como também para grandes áreas.
O cortador de grama é equipado com uma plataforma de aço e um sistema que oferece agilidade durante o serviço em áreas de pequeno e médio portes. Isso porque é possível ajustar a altura do corte e a tração dianteira. As rodas traseiras altas aumentam a capacidade de manobra, permitindo também mais praticidade. Dessa forma, a ergonomia e a segurança da operação estão garantidas.
Cortadores de Grama Manuais
Os cortadores de grama manuais são ótimas ferramentas para pequenos gramados. A lâmina é girada graças a força mecânica das rodas, ou seja, conforme as rodas giram, a lâmina gira também.
Cortadores de Grama Elétricos
O cortador de grama elétrico pode ser usado no corte em áreas inclinadas. São relativamente silenciosos e de fácil manuseio. Não é necessário manutenções regulares como nos cortadores a gasolina.
Cortadores de Grama a Gasolina
Os cortadores de grama a gasolina oferecem maior potência e não precisam estar conectados a energia elétrica, contudo não podem ser utilizados em áreas muito inclinadas (acima de 30º) pois podem enxarcar o filtro de ar, além de danificar o motor.
É importante destacar que o cortador de grama deve ser usado para cortar áreas onde a altura do capim esteja mais baixa, pois em trabalhos com mato elevado, o cortador de grama não terá capacidade para tanto, devido ao seu formato. Neste caso, o indicado é utilizar a roçadeira.
Para facilitar a compreensão, fizemos um breve resumo com as vantagens e desvantagens dos cortadores de grama:
CORTADOR DE GRAMA
-
Ideal para usuários com pouca experiência, pois o corte fica mais uniforme.
-
São mais eficientes e confortáveis que as roçadeiras.
-
Você não precisa sustentá-lo no corpo, basta empurrá-lo.
-
Grande faixa de corte.
-
A maioria dos cortadores de grama a gasolina possuem motores 4 tempos, não havendo a necessidade de preparar uma mistura de gasolina + óleo, ao contrário da maioria das roçadeiras a gasolina.
CORTADOR DE GRAMA
-
Preço inicial mais elevado.
-
Necessitam de abastecimento (modelos a gasolina) e nível de óleo verificado.
-
Cortadores a gasolina, com motor 4 tempos, não podem trabalhar em terrenos inclinados.
-
Devido as rodinhas do cortador, algumas áreas de grama não ficam acessíveis, como laterais de parede e canteiros, sendo assim necessário a utilização de uma tesoura ou aparador de grama para realizar os acabamentos.
Roçadeira
A roçadeira é um equipamento desenvolvido para a utilização em serviços intensivos, semi-intensivos ou domésticos. A sua versatilidade e a sua eficiência permitem que a máquina seja utilizada em tarefas florestais, de jardinagem e de agricultura.
A roçadeira já permite um trabalho mais intensivo, como serviços de roçagem de canteiros urbanos e próximos a rodovias. O equipamento, portanto pode cortar capim e arbustos. É diferente de um aparador elétrico, recomendado para jardins ou áreas com até 50 metros quadrados.
Considere qual trabalho você deseja realizar. Para tarefas de jardinagem residencial, prefira as roçadeiras elétricas, a bateria ou a combustão de baixa potência. Para trabalhos profissionais, escolha uma roçadeira mais potente.
Roçadeiras Elétricas
Livre de emissões, leve, silenciosa e fácil de operar: se houver uma tomada por perto, é possível trabalhar com cabo sem interrupções e de forma simples. As roçadeiras elétricas são voltadas especialmente para uso ocasional.
Roçadeiras a Bateria
As roçadeiras a bateria são indicados para atividades em residênicas e áreas sensíveis aos ruídos como espaços de lazer, universidades e hospitais. São livres de emissão de gases e têm baixo ruído, além de proporcionar grande liberdade de movimentos.
Roçadeiras a Gasolina
Ideal para atividades realizadas em ambientes ao ar livre, longe de rede elétrica e usufruir da liberdade de movimentos, visto que o abastecimento destas máquinas pode ser realizado em qualquer lugar. As roçadeiras a gasolina dispõem de diferentes faixas de potências e diversos conjuntos de corte. Estão disponíveis modelos desde para utilização ocasional até trabalhos intensos.
Listamos abaixo as vantagens e desvantagens das roçadeiras, confira:
ROÇADEIRA
-
Grande mobilidade. Alcança áreas que o cortador de grama não alcança.
-
Muito versátil: é possível utilizar diferentes conjuntos de corte, como Fios de Nylon, Lâminas e Serra Circulares.
-
Oferece praticidade, velocidade e bom acabamento no trabalho de jardinagem.
ROÇADEIRA
-
Exije maior experiência do operador para um corte de grama mais uniforme.
-
A maioria das roçadeiras possui motor 2 tempos, sendo necessário misturar Gasolina + Óleo 2 tempos.
-
Modelos à gasolina que possuem motor 2 tempos, causam maior polução ambiental.
Conclusão
Enquanto o cortador de grama é recomendado para aparar gramados, a roçadeira pode ter mais de uma função em tarefas que envolvem florestas, jardins ou agricultura, principalmente na função de acabamento de cantos.
Se a intenção é trabalhar com um equipamento universal, que poderá ser usado para qualquer tipo de serviço, a roçadeira será o ideal. Ela pode ser usada para cortar gramas e matos mais altos, aqueles que podem chegar a dois metros de altura, inclusive em terrenos inclinados.
Porém, se o terreno for plano, com uma grama de até 10 centímetros de altura, o cortador de grama trará o melhor custo-benefício. A grama ficará com um corte mais uniforme e necessitará menos esforço do operador. Mas fique atento, pois devido à saia do cortador de grama, áreas próximas à muros, cercas ou canteiros não podem ser cortadas, será necessário o uso de uma roçadeira, aparador de grama ou tesoura de grama para realizar estes acabamentos.
Se interessou? Conheça a linha de cortadores de grama e roçadeiras da Arvoreta e faça já seu orçamento.
PRECISA DE AJUDA PARA ESCOLHER O SEU EQUIPAMENTO?
Fale com um de nossos especialistas!
Matriz - St. Pedro Ludovico